Que se volte a luz!

Desatinos, Descompassos e Devaneios

27 de dezembro de 2012

F-É-R-I-A-S


Enfim, Férias!
Férias, F-É-R-I-A-S, assim mesmo, bem clichê, -Ri-As, com fé, com risos e com um Às de pau de tanto jogar paciência. Essa que eu já tive bem mais em 2012 do que em 2011, deve ser o preço que se paga quando se envelhece. Voltando ao substantivo "férias", nunca as desejei tanto, viajar, curtir, ler, dormir e o mais legal de todos, não fazer absolutamente nada. Serão apenas 16 dias, incluindo nesses dias o Natal e o Ano Novo. Poderiam incluir aí o tempo que passamos no shopping comprando os presentes, reuniões em família e os planejamentos para o ano que vai chegar.
Pode parecer mentira, mas não sei o que são férias desde 1999 (isso mesmo, 1-9-9-9) e em 2012, quase 2013, é que posso abrir a boca e dizer para quem pergunta: como é que você vai? Ah! Eu vou de férias!
Estou na cidade maravilhosa, Rio de Janeiro? Não, não, realmente a cidade maravilhosa do Rio Grande do Norte, Natal/RN, cidade do sol, noiva do sol, muito sol, lixo espalhado por toda cidade (aos montes, montanhas de lixo), uma cidade sem prefeito, mal governado e de bares lotados, com viaduto interditado, com a orla toda destruída e por incrível que possa parecer, será uma cidade da copa 2014. Coitada da linda cidade, vive um completo caos, não há educação, saúde ou segurança entre tantos outros. Mas a cidade ainda é bela por suas belezas naturais, Deus tem sido generoso!
Voltando a palavra férias, hoje é o meu quarto dia de férias, 25/12, não fiz nada (além de dormir e ir ao shopping) e não foi por decisão minha, depois que fui morar em outro lugar, não tenho os amigos de antes e muitos agora vivem em um binômio baladas-drogas e como eu resolvi escolher outro caminho, o da vida saudável, sou chamado de velho, isso mesmo, V-E-L-H-O. Melhor assim, e além do mais, os meus cabelos brancos aos altos dos meus 33 anos, me entregam facilmente, estranhamente começo a gostar deles!
A cidade está fechada, foi difícil conseguir almoçar no feriado de hoje, não há possibilidade de tomar um simples açaí, nem uma sopa (ainda não contei aqui que ao contrário de Mafalda, eu sou louco por sopa, sopa de todos os tipos, sem exceção). Começo a criar raízes de tanto ficar em casa, elas já estão alcançando o núcleo da Terra. Se isso continuar até o fim das férias, acho que Deus estava certo em me privar dessa coisa chata chamada férias!


 Carpe diem,

Márcio Bezerra

10 de dezembro de 2012

Devagar, mas caminhando...



Há quanto tempo não passo por aqui, mas hoje resolvi voltar a escrever. Confesso que as mudanças radicais pelas quais passei não foram fáceis; defendi minha tese, mudei de cidade, terminei um relacionamento, comecei outro e durante toda essa transição perdi um amigo um dia antes da minha defesa! Alguém que fui próximo, fiquei distante, depois voltamos a ficar próximos e por fim distantes até que a morte o levou e as boas lembranças ficaram em meu coração e em minha mente, como a lembrança do último almoço que passamos juntos e de um livro que comprei para esperá-lo chegar na loja na qual ele trabalhava!
Ainda, após essas mudanças, mudei de apartamento duas vezes na atual cidade, mudei as matérias que lecionava, não por completo, mas uma boa parte, mudei de academia de ginástica por duas vezes em uma cidade que tem no máximo dez. Bebi menos e me embriaguei apenas uma única vez, e para fechar ou reiniciar o novo ciclo, embriaguei-me por uma bebida que eu disse que nunca mais beberia. Não sei se devo culpar Baco ou Dionísio, realmente não sei, mas confesso que dessa vez eu adorei, mesmo sendo menos do que uma garrafa de vinho! Carlota Joaquina ou Rapariga de Quinta! Eu te amo!
Durante esse período, não sei ao certo, mas acho que a minha paciência desapareceu por completo, não que agora eu discuta ou parta para a briga, apenas cheguei ao ponto de sair assobiando e deixar as pessoas falando sozinho ou até já prefiro que o meu salário seja reduzido a ouvir certas asneiras (ou seria heresia?), acho que isso deve estar relacionado à intolerância. É, creio que não deve ser falta de paciência, deve ser intolerância! Confesso que não sei o que é pior, mas enfim, estou bem melhor assim e está me fazendo feliz!
Mudei a forma de agir para algumas coisas, penso mais em mim, seria eu mais um egoísta? Não, continuo fazendo meu trabalho social, até aumentei um pouco a minha participação nessas atividades, mas prefiro não dizer como porque fugirá daquilo que acredito e prefiro permanecer no anonimato.
Meu melhor acontecimento: voltei a ler! Ainda estou lento com os livros que adquiri recentemente, mas o passo já foi dado! Voltei a ouvir música quase todos os dias, estou descobrindo cantores ótimos e o melhor de tudo, são nacionais! Na academia, voltei a malhar com mais afinco e além de tudo isso, voltei a dormir bem! Sabe o que é dormir à meia-noite e acordar às 5h30min em um sono quase ininterrupto? Eu agora consigo! Eu que vivo a me esconder por trás de duas malas lacrimais roxas por dormir apenas 2 ou 3 horas por noite, agora estou dormindo de 5 a 6 horas e acordando no máximo uma única vez!
Estou me alimentando bem melhor, estou morando melhor, não preciso nem de ar condicionado e nem de ventilador, é quase um milagre na estado em que eu habito!
Estou mais próximo da minha família, não tanto quanto eu gostaria, mas já consigo vê-los (meus pais) uma ou duas vezes por mês e eles passaram a me visitar, pois a cidade é bem mais próxima da cidade deles! Falta agora conseguir achar uma forma de ajudá-los um pouco mais. Eles que são a razão da minha vida!
Por fim, posso dizer que 2012 foi um ano de recomeço, aquele recomeço que já tinha tentado várias vezes e que agora de fato consegui. Saudade ainda é uma parte de mim das pessoas que eu conheci e que levarei comigo para onde eu for. Enfim, feliz! 
Márcio Dadox
Carpe diem